Explorar

Património Natural

Integrada na área de proteção ambiental do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vila do Bispo oferece uma paisagem diversificada desde o interior ao litoral do concelho. Esta zona destaca-se não só pela diversidade de flora, mas também como rota de espécies migratórias. Podem observar-se exemplares únicos de insetos e aves que rumam a Sul, bem como vestígios de dinossauros visíveis pelas suas pegadas na praia da Salema.

Atividades no campo

– Observação de aves/Birdwatching
– Passeios pedestres (Rota Vicentina, Via Algarviana, Rota dos Menires, …)
– Passeios a cavalo
– Passeios de bicicleta

A maioria das famílias locais possuíam terra e cultivavam-na para consumo próprio. Nos finais do séc. XX a economia agro-pastoril entrou em declínio a par com a evolução da indústria hoteleira, sendo o mar, com os seus recursos paisagísticos e gastronómicos, a fonte dinamizadora da realidade atual. Na zona intermédia do barrocal, mais para o interior, podemos observar vestígios de uma cultura arbórea onde se destaca a amendoeira, figueira, pinheiro manso, eucalipto e sobreiro. Utilizando-se os frutos destas árvores para complementar as deliciosas sobremesas, doces regionais, licores e chás.

Atividades no mar

– Praia
– Surf
– Windsurf
– Parapente
– Passeios de barco
– Pesca desportiva, mergulho, observação de espécies marinhas,…

O promontório de Sagres, miticamente associado ao Infante D. Henrique, impressiona os visitantes pela sua imponente paisagem e pelo som do mar emergindo pelas furnas aí existentes com cerca de 50m.

O Cabo de S. Vicente marca a separação de duas costas esculpidas pelo mar: para norte, a costa atlântica com forte ondulação desabrigada e batida pelo vento e para leste, a costa algarvia de águas quentes e mar suave.

A paisagem litoral caracteriza-se pelas arribas e barrancos cobertos de manto vegetal rasteiro moldado pelos ventos marítimos, com cores e aromas únicos, ilhas de rochedos isolados e extenso areal nas várias praias que se estendem pela costa.

As rochas submersas cobrem-se de percebes que, só a astúcia dos marisqueiros locais permite a recolha para dar a conhecer, aos visitantes, um dos melhores sabores da região. O peixe fresco e as mariscadas são a marca da rica gastronomia local.

As praias locais possibilitam a descoberta de diversas espécies marinhas e a prática de vários desportos náuticos, radicais e de aventura ou apenas descansar tranquilamente. Ao fim da tarde poderá deslumbrar-se com as cores do pôr-do-sol no mar.

O concelho de Vila do Bispo reúne todas as condições do destino preferido de todos os amantes de Natureza, dos que dela pretendem desfrutar e preservar e que de certo voltarão em busca da energia do campo e do mar.

Património Cultural

Vila do Bispo, situada entre Sagres e Lagos, insere-se naquele que foi o ponto de partida para os Descobrimentos Portugueses.

Monumentos como a Igreja Matriz de Vila do Bispo, construção do séc. XVI, a Ermida da N. Srª de Guadalupe, frequentada pelo Infante D. Henrique, a Ermida de Stº António, o Forte da Boca do Rio e a Fortaleza de Sagres, nas suas mesclas de reminiscentes árabes, gótico medieval e manuelino, são alguns vestígios da história local apetecíveis de serem visitados.

De destacar ainda, os Menires do concelho como uma herança cultural da Pré-História.